Igualdade Liberdade

 

pensamentos

Igualdade:

ela é a sensação do significado de toda a criação. Tudo é igualmente muito valioso e muito importante. Nada é insignificante ou pode ser negligenciado.
Cada um está unido com cada um. Cada um reconhece a cada um como uma parte de si. Por isto cada um ajuda o outro, de acordo com suas qualidades e talentos. Igualdade não conhece um “em cima” nem um “em baixo” entre os homens, nenhuns príncipes nem vassalos, nenhumas rainhas e nem serviçais, nenhum senhor nem escravo. Igualdade significa mania de uniformização ou massificação. Ela significa respeito e atenção perante toda consciência, do mineral, da planta, do animal e perante cada pessoa.

Liberdade:

Condição prévia para a liberdade é a liberdade interior de ideologias egoístas. Quem não é mais o escravo de seu próprio mundo de desejos e imaginações, quem se libertou de avidez e vícios, este desenvolve tolerância, nobreza e generosidade. Livre é aquele que reconhece primeiro em si os erros que lhe irritam no próximo, os trabalhando.
A liberdade não impõe nem comanda nenhuma outra pessoa e dá respeito e valor a todos. A pessoa livre não tem nada a esconder. Livre também  é a pessoa que não fala de modo odioso nem com rejeição do seu próximo, porém que diz aquilo que deve ser dito, e com isto traz a clareza onde não há clareza.

Unidade:

ela se desenvolve sobre o fundamento da igualdade e  da liberdade. Unidade dá a compreensão de que o homem, o animal, e a natureza são um grande todo e que toda falta cometida contra uma parte dela é uma falta contra si mesmo. Unidade significa consideração, cuidado, reflexão, boa vontade, carinho, prudência e franqueza (sinceridade) incondicional.  Na unidade também está contido o ser um pelo outro em toda situação.
Isto por sua vez causa o ser um com o outro. Unidade significa que numa calamidade ou situação difícil, pessoas de ética se apóiam mutuamente da melhor maneira possível. Quem vive na verdadeira unidade com seu semelhante, este vive sempre mais no altruísmo. Com isto surge a vida em comunidade, que realmente trabalha pelo bem estar e assim constrói o bem comum global.
Condição para a unidade é um coração muito aberto. A compreensão do seu significado conduz a:

Fraternidade:

Pessoas do espírito com uma alta moral e portados de uma forte ética vêem-se, além de todas as fronteiras, como sendo irmãos e irmãs neste planeta.
Eles têm confiança uns nos outros. Eles trabalham com responsabilidade e de forma independente, são cooperativos, apóiam os mais fracos, ajudam os tímidos e não fazem pressão e coação uns para com os outros.
A fraternidade não conhece negligencia ou falta de iniciativa, nenhuma preguiça e nenhuma desatenção.  A fraternidade coopera com todas as pessoas.

Justiça:

A partir das quatro colunas básicas de uma vida de ética – igualdade, liberdade, unidade e fraternidade – resulta a justiça. Pessoas de ética e moral não exploram seu semelhante. Elas se esforçam de ser justas para com todos, pois são sinceras para consigo mesmas, francas e justas



Tu comentario